quarta-feira, novembro 28, 2007

o lugar do escritor e seu caos peculiar


depois da maravilhosa leitura de O Lugar do Escritor, de Eder Chiodetto [Editora Cosac & Naify, 2002, São Paulo], neste último feriado longo, minha cabeça andou à roda. não pude deixar de me imaginar, num supremo ato de jactância e bufonaria, sendo entrevistado para falar de coisas bonitas e empoladas. eu era um escritor!
.
eu seria clicado aqui no velho escritório, disparando fleugma pelos olhos, dândi até não mais poder. depois, para explicar a azáfama do ambiente, diria que este caos me faz bem, deixa-me à vontade para escrever, e que muito me satisfaz estar em contato com quinquilharias que ninguém imagina ter algum valor, como uma pirâmide de pedra sabão, latas de chá Twinnings vazias, a coleção de cortiças de vinho, pesos de papel e velas anti-fumo.
.
mostraria ao jornalista meus livros e discos e, por fim, a bancada aí da foto, onde costumo me debruçar para escrever poemas. ele, por educação, acharia linda a bagunça, mal contendo um risinho de canto de boca. mas eu não me importaria. os amigos enxergariam minhas pequenas vaidades com benevolência.

.
.
Carlos Henrique Leiros
.
.

[o lugar do escritor e seu caos peculiar (carlos henrique leiros)]



legenda [l. to r.]: cachimbo; fumo borkum riff de cereja, tipo cavendish; agenda preta de endereços; caderninho para anotações de viagem, em capa vinho, tipo pocket; pastilhas de hortelã; óculos bulget; caneta stabilo, cor vinho; caneta nanquim uni pin, descartável; tubo de cdrs; relógio quadrado tissot [de estimação]; puzzles like you – novo cd do mojave 3; folha de papel com poema inédito e recusado; embaixo da folha de papel, caderno de anotações moleskine, tipo notebook plain journal.

18 comentários:

Sonja disse...

Querido,

Em meio ao caos, o brilho de seus belos versos.
Viva o seu caos particular!
Beijos carinhosos,
Sonja

livia soares disse...

Oh, dear...
My own mess wouldn't be so charming, I'm afraid... And I have no excuses but my permanent state of dreaming - even when I'm officially wide awake... (hahahahah - sounding like the Mad Hatter).

Berta Helena disse...

Amigo Carlos,

Sabe, não estaria muito longe da verdade. Conheço os jornalistas por dentro e escrevo uma ou outra coisa. Já estive nas duas posições. Qual a mais confortável? Não lhe sei dizer, só passando por lá. Mas uma coisa eu sei um poeta do seu gabarito faria qualquer jornalista engolir sorrisinhos mal intensionados. Você é um ESCRITOR.

Tão simpático o estímulo que lá me deixou ao meu trabalho. São palavras como as suas que me fazem continuar.
E desculpa não ter respondido logo, mas o meu tempo tem andado apertado.

Um grande abraço.

Carol Timm disse...

Ch,

Sabe que os nossos objetos, e até a forma desordenada que os deixamos são nossas marcas, dizem de nossos hábitos...

Este post me fez lembrar a reconstituição do quarto do Quintana que fizerem no antigo Hotel Majestist, hoje a Casa de Cultura Mario Quintana. Dá a sensação que ele vai chegar lá a qualquer momento.

Mas os poetas já estão nos poemas. Não te vês refletido em muito do que escreveste?

Mas essa escrivaninha, certos objetos, dão muito o que pensar...

Beijos,
Carol

Anônimo disse...

vc fuma cachimbo?
este é o seu lugar?

adorei... adorei..

beijos

devaneiosaovento disse...

Caro Ch

Lembrei-me de algo que li recentemente, onde foi descrito de forma maravilhosa, que os poetas de tempos passados (na França) escolhiam uma bela árvore, com uma frondosa sombra e ficavam a sentir o cheiro das plantações de lavanda e a encantar os olhos com as nuances suaves dos liláses...de posse de uma toalha, sentados,caneta e papel em punho, algumas frutas, cachimbo, debruçavam-se na cena bucólica, fazendo do ambiente uma "mesa" imaginária, onde as musas vinham com o vento, os cheiros arrepiavam a alma (claro que foi uma forma figurativa de descrever a mesa preferida do poeta da época)

Achei magnífico visualizar seu "caos particular" e não pude deixar de fazer essa analogia.
Agora em pleno século 21, tais façanhas bucólicas seriam impossíveis e seus apetrechos poéticos estão de acordo com o nosso tempo, isso para os mais metódicos, como vc meu caro.
Se me permite, deixarei aqui uma lembrança que tive de um fragmento onde Albano Martins relata:

"A mesa está posta. Come
como quem beija
o pão duro da vida"

ahh os poetas...e mais ou menos como Albano Martins relata concorda?
abraços meu caro amigo,votos de inspiração constante em sua vida.

devaneiosaovento disse...

voltei para dizer algo que não mencionei ref. ao fragmento de Albano Martins, a vida pode não ser muito fácil, mas é digna dos mais belos poemas, pela beleza que emana em estarmos vivo e podermos contemplar e valorizar as pequenas coisas.
abraços

Anônimo disse...

ótimas ou não, chegou um tempo em que a menina volta a calar-se. logo ela volta a explodir e ter recaídas sobre si mesma.
.
sabe sabe.. esse jeito de escrever, sem letras maiúsculas me dá um prazer tão tão, sabe?!
.
vejo verdade imensa sobre a situação em que o caos nos deixa, a leveza sobre as palavras paridas quando ele vem forte e resoluto - até comentava isso com mikael.

.. beijos tantos, figura!

Anônimo disse...

adoro um tabaco doce e achocolatado ou abaunilhado para cachimbo

schadenfreude disse...

Ótimo, chegar em um lugar e ver fotos de coisas pessoais,
Seguidas de confissões,gostei da parte de não conter os risos saídos pelos cantos da boca,
Certas coisas que imaginamos nos trazem tanto prazer que parecem realmente estar acontecendo,
Daí,impossível esconder,mesmo tentando,o orgulho de si,
Bom saber que vários aqui tem amigos a ponto de poder transmitir sonhos e pensamentos,
Escreve incrivelmente bem,tanto poemas quanto qualquer outro tipo de assunto,
Escreve como se tivesse colado um Aurélio nos dedos,desculpe se brinco,mas escreves muito bem,
Obrigado pela visita,vou tentar fazer o lugar de colocar os favoritos para poder adicionar os poucos lugares aqui onde fui e me senti como se estivesse em casa,
Poderia eu colocar seu blog lá se eu conseguir fazer aquilo funcionar,já q clip eu não consegui?

Miause disse...

Ótimo como sempre!!!

Ah eu não estou mto bem ultimamente, + não poderia deixar de passar por aqui não é?

Falta-me ânimo e coragem,[dor sobra, meu corpo não está sendo mto meu amigo nestes últimos dias...rs]

Bjão Serpentão, saudades...
Darla.
Be!

livia soares disse...

Olá, CH.
Voltei para dizer que deixei um prêmio para vc no meu blog.
Um abraço.

Miause disse...

Ps: vc escreve com as mesmas canetas que eu trabalho^^

hihihi

...jean disse...

Recuso-me a comentar muita coisa sobre o texto. Não por não gostar, pelo contrário, gosto e vejo que a linguagem do velho amigo de outrora está mais requintada.

Cada vez mais culto, cada vez mais sumido.

Grande amigo que me indicou várias coisas boas - por exemplo: Jessier Quirino.

Um grande abraço, CH.

ps.: Jean, do flogão, e outros reinos virtuais por onde trocamos palavras de amizade.

fernanda magalhães disse...

querido Carlos, obrigada por suas palavras, escrevo somente no turbilhão das emoções contidas, por vezes. obrigada principalmente pelas visitas. e adorei também seu texto, escritor, e sua mesa, que se assemelha em muito a minha. beijos, Fernanda

...jean disse...

Realmente o velho flog está às traças.

Trago agora algumas novas aqui do Sul.
. Este que vos fala e que sempre sofreu para aprender o inglês está, agora, estudando francês.
. Já me vi por muitos empregos diferentes, e no fim, acabei voltando ao suporte à ADSL, agora para a GVT.
. Do curso de WebDesign que eu fazia, só sobraram as lembranças. Em 2008 quero começar cedo a estudar como louco e tentar a Geologia que sempre gostei.

E aquele abraço do sulista sempre amigo,
...Jean

Tinta Azul disse...

Os lugares dos artistas são bem interessantes...eu gosto desse aparente caos. Onde tudo está bem arrumadinho, não há vida de jeito.
Abraço grande

Juan B. Morán disse...

Hola Carlos

Hermoso todo ese caos creativo. Conozco a quien se escapa del folio vacío y necesita el calor de los cafés para escribir, rodearse de personas. Y allí entrar como en trance, un trance que abre en el aire del humo que le rodea seres invisibles.

Saludos y felicidades por la distinción de tu blog.